Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ANÁLISE ESTUDO ETNOGRAFICO DA COMUNIDADE ALBERTO SANTOS DUMONT –SAPUCAIA -RS



A comunidade nada mais é que um grupo formado por pessoas que possuem os mesmos interesses e ocupam o mesmo lugar geográfico. E a Internet é um meio para criação de comunidades virtuais, blog, sites e uma infinidade de opções disponíveis em rede, e este ambiente virtual de aprendizagem contribui significativamente para formação de opiniões, possibilidades de escolhas permitindo a comunicação entre milhares de indivíduos. E este desafio esta sendo constantemente enfrentado com o desenvolvimento de novas tecnologias que em forma de comunidades virtuais, permite a interação entre pessoas de todas as faixas etárias. E sendo assim foi possível fazer um estudo etnográfico da Comunidade Emeb. Santos Dumont, e saber que ela esta situada no Município de Sapucaia do Sul. E através de pesquisa podemos saber que Antigamente este lugar era considerado zona rural, com criações de gado, matadouro (atual quartel). E quanto aos aspectos sócio-econômicos, saber que predomina a classe baixa, com aglomeração de familiares na mesma residência, transformação de áreas verdes em áreas invadidas. As rendas familiares de uma grande maioria são derivadas de pensão dos aposentados ou de verbas provenientes de políticas públicas. Alguns não têm vínculo empregatício, vivem da reciclagem e coleta seletiva, bem como da construção civil. Alguns moradores possuem Internet e fazem parte da comunidade Emeb. Santos Dumont Sapucaia. Professores também fazem parte da comunidade e se comunicam por ela. A escola Alberto Santos Dumont, esta situada neste bairro, à Rua Ivoti, 93 - Bairro Vargas E Conforme pesquisa o corpo docente e a equipe técnico-pedagógica, da escola em freqüentes situações, têm demonstrado preocupação com essas problemáticas sociais. E tentando contemplar a construção de valores que promovam o ser humano como cidadão que discute avalia, constrói e colhe os frutos da ciência e demais conhecimentos adquiridos socialmente para viver em harmonia consigo, com o próximo e com a natureza. Mas, como a educação é um processo, continuo, conforme a equipe pedagógica da escola ainda encontra-se alunos desatentos, desinteressados, desmotivados em relação ao estudo, pela falta de estímulo familiar, objetivo e perspectiva de vida, faltam de conceitos morais, éticos e comportamentais, agressividade. Esses fatores agravam-se num contexto onde a escola situa-se como primeira escola da rede Municipal no que se refere ao número de alunos matriculados - mil setecentos e trinta alunos aproximadamente. È necessário observar este dado em todas as ações pertinentes a recursos materiais, humanos e levantamento em que envolvam avaliação institucional. Poucos ainda possuem computador, e a comunidade esta composta de 369 membros e na escola não é permitida o acesso a Orkut. Muitos usam uma Lan House que esta localizada na Vila Vargas. Ao fazer o estudo etnográfico desta comunidade percebe-se que a mesma esta composta de 60% de alunos da escola em todas as faixas etária, 25% por professores e 15% de moradores da vila Vargas. A comunidade Emeb. Santos Dumont foi fundada em 7 de junho de 2005, possui 369 participantes, e esta aberta a não membros. Ela foi aberta com intuito de comunicação da escola com a comunidade e fazer novos amigos, pois nela são dados recados, dia de matricula, serve para alunos, pais e professores se comunicarem. Esta localizada na Vila Vargas em Sapucaia do Sul-Rs é chamada de o coração da Vargas.



O primeiro contato feito foi pelo blog, pois estava esperando ser aceita pela comunidade. Foi feito uma pesquisa para verificar como os membros desta comunidade aprendem novos conhecimentos e constatou-se que o conhecimento se dá utilizando acessando, esta ferramenta, sem auxilio teórico, e algumas vezes com ajuda de colegas, acessando o Orkut, o blog da escola.



Conforme outros entrevistados a passagem de informações por si só é um meio de adquirirem novos conhecimentos, também o fato de estarem constantemente interagindo entre si, pois os meios são variados, quer no Orkut, no MSN, por meio de e-mails e até naquele bate papo gostoso de corredores da escola no dia-a-dia.

Conforme entrevistados constatou-se que nesta comunidade prevalece muitíssimo à crença religiosa. A maioria das pessoas é Católica, mas um número bastante relevante de crentes. Constatou-se, que as pessoas pertencentes à comunidade acham este modo de interação, bastante animado e também uma forma de manterem-se sempre informados sobre tudo o que acontece na escola e na comunidade.

Percebe-se que a utilização da comunidade é feita também pela escola que coloca recados e dias de matricula.

O Blog da escola é usado para postar acontecimentos importantes da escola, bem como mandar recados. O laboratório de informática conta com o auxilio dos monitores que são alunos e esta possibilidade de serem protagonistas de projetos que privilegiam a interfase educação e tecnologia e estimula o papel do professor como mediador deste conhecimento.

E a comunidade virtual e o blog da escola fortalecem esta identidade, reafirma estes valores, fortalecendo raízes históricas e o sentimento de pertencimento ao Município em que vivem por meio da divulgação das peculiaridades culturais.

Analisar esta comunidade deu para perceber que o local, os costumes contam a história de vida de pessoas que pertencem ao mesmo microcosmo e que estabelecem relações de compromisso de enraizamento e também de orgulho pelo que tem a mostrar com a cultura local.

Fica assim evidente que não será necessário aniquilar o autêntico e o local em que se viver o confronto ditado por critérios globalizantes, podendo existir formas de harmonizar o socialmente genuíno com o tecnologicamente moderno. E a sociedade aberta e global exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida.

De: Jeanete Sironi.

Um comentário: